A minha promessa: manter viva a língua e a cultura italiana

Ensino online semipresencial imitando uma sala de aula real

Uma ideia que surgiu em 2019 após 6 anos de experiência no ensino da língua italiana a brasileiros na Itália

Foi em 2019, quando eu estava trancada no veleiro que morava, era inverno e o frio muito intenso, foram três longos meses de chuva… Decidi tornar possível o sonho de aprender a se comunicar em italiano a qualquer pessoa que tivesse interesse, sem importar em que lugar do planeta essa pessoa se encontrava e nem as suas condições financeiras. Assim, surgiu o curso gratuito, os primeiros vídeos no canal YouTube da Escola de Italiano para Brasileiros são realmente muito simples e precários. Não demorou muito e os alunos sentiram falta de um acompanhamento mais próximo do professor para tornar essa experiência mais intensa. Em 2020, as aulas do curso pelo Skype com turmas de 5 alunos começaram e, já na primeira edição, as vagas esgotaram rapidamente. Novamente, um desafio apareceu: a diferença no tempo que cada aluno consegue dedicar aos estudos e, ainda em 2020, as aulas individuais seguindo a programação do curso em turma se tornaram a melhor opção para dezenas de alunos da Escola de Italiano para Brasileiros. Para facilitar o aprendizado da comunicação e expressão oral, reuniões em grupo com outros alunos que frequentam o mesmo curso ocorrem uma vez por semana. Espero você para experimentar esse novo modo de se tornar fluente na língua italiana e conhecer a cultura e os segredos desse que é um dos países mais fabulosos do nosso planeta!

Apenas se tornando fluente na língua italiana você poderá experimentar as melhores experiências da sua vida

“Minha filha, você nunca pensou em morar na Itália?” – palavras da minha mãe quando eu ainda era criança…

Sempre fui fascinada pelas línguas estrangeiras e por conhecer o mundo. Ainda criança encontrei um livro do meu pai de francês, eu nem sabia ler direito ainda em português mas me lembro até hoje a primeira palavra que consegui ler naquele livro “garçon”, como também me lembro um dia na praia que outra criança estava jogando bola e a bola escapou e veio até mim, então ela me disse “merci”. Na idade escolar, tive a oportunidade de ter os primeiros contatos com as línguas espanhola e inglesa, mas tive muita dificuldade com as famosas listas de verbos ingleses. Nunca perdi a oportunidade de estar em contato com outras línguas… alemão, grego, croato, russo, holandês etc. sempre desejei conhecer todas elas.

E quando comecei a ter contato com a língua italiana? Sempre tive contato com o italiano desde muito cedo porque sou filha de italianos, meus pais e meus avós falavam em italiano, friulano e veneto. Minhas músicas preferidas na adolescência eram todas músicas italianas, seguidas das músicas americanas, inglesas, francesas, canadenses e havaianas.

Quando e porque minha mãe perguntou se eu nunca tinha pensado em morar na Itália? Ela me fez essa pergunta porque eu sempre sonhei em morar em lugares exóticos e muito mais distantes!

Qual a minha formação para ensinar italiano? Sou quase formada em licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (Física), sou mestre em farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina e tenho especialização na conservação das línguas e das culturas italiana e friulana nas comunidades de descendentes no mundo pela Università degli Studi di Udine. Aos 15 anos comecei a ensinar física como aula particular e continuo até hoje tanto no Brasil quanto na Itália. Aos 17 anos comecei a ensinar inglês como aula particular e física como plantão de um cursinho pré-vestibular. Durante o mestrado ministrei aula para a graduação de farmácia da disciplina de farmacognosia e de plantas medicinais para as graduações de enfermagem e medicina (sempre na modalidade de estágio). Em 2013 comecei a ensinar italiano como aula particular para os italianos que moravam na Itália, português para os italianos que moravam no Brasil e plantas medicinais em duas instituições de ensino. Em 2019 surgiu a Escola de Italiano para Brasileiros como uma opção online e gratuita.

Ver mais!